[Dicas] 5 livros nacionais


Olá, venho hoje neste post, indicar cinco livros nacionais aos quais já li e gostei muito. Claro, que caberiam mais livros aqui, mas em breve trago mais listas com nacionais, que devemos conhecer mais porque tem muita coisa boa sendo criada aqui. 

O primeiro livro que indico é #Andarilhos de Rodrigo Tavares, escritor gaúcho que deu ao mundo essa belezura da minha terra. Andarilhos apesar de ser um livro que fala das raízes gaúchas e de seu povo, tem muito mais a contar. Uma história marcante que eu amei conhecer.

Sinopse: “O Sertão é o Mundo”, disse, certa vez, Guimarães Rosa. O mesmo poderíamos dizer sobre o Pampa, esta espécie de sertão meridional que baralha fronteiras e entremescla muitas pátrias. É no vasto e inesgotável, rico e melancólico mundo pampiano que transitam os personagens de R. Tavares: Pedro Guarany, changador marcado por uma antiga tragédia; João Fôia, lacônico homem cuja real personalidade é um mistério; e o francês Alphonse Saint Dominguet, cujo olhar forasteiro revela a estranheza, os arcaísmos e a alma profunda destes rincões à margem do mundo. 



O segundo livro que quero indicar aqui conta uma história real, acontecida no passado da capital gaúcha, Porto Alegre, que no século 19, viu seu povo se tornar canibal. Um livro que li há alguns anos e por trazer essa história real macabra, me conquistou. #Cabais, paixão e morte na rua do arvoredo.

Sinopse: Em Canibais, seu primeiro romance, David Coimbra revisita um episódio célebre do passado porto-alegrense: o caso do linguiceiro. Em meados do século 19, o açougueiro Ramos e sua mulher, Catarina, assassinaram dezenas de pessoas e utilizaram os cadáveres para fazer lingüiça, transformando os habitantes da Porto Alegre de então em involuntários canibais.


O terceiro livro foi uma leitura bem intensa que me fez ficar de boca aberta. Como fã de suspense posso dizer que esse é maravilhoso. #O sorriso da hiena, de Gustavo Ávila é um livro que recomendo demais. 

Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. 

Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?


O quarto livro é de uma escritora mais conhecida nacionalmente e já encanta muitos e muitos leitores por aqui. #Mentira perfeita da Carina Rissi é um ótimo livro e confesso que meu crush por Marcus (personagem da trama) ainda é grande. Com uma escrita leve, é um livro que te dá boas horas de companhia. 

Sinopse: Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.


E por último, mas não menos importante, indico o livro #Colega de quarto do Victor Bonini. Mais um suspense nacional que vale muito a pena ser lido. Uma trama que vai te fazer querer adivinhar qual o mistério desse quarto. 

Sinopse: Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.

Primeiro, um par de chinelos.

Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?


E aí, já conheciam algum? Não? Então, é hora de conhecer. Vamos ler mais nacionais, gente. Prestigiar os nossos autores ><


0 Comentarios

Follow Me On Instagram