Resenha - Dumplin'

#Sinopse: Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.



Ficha Técnica
Autora: Julie Murphy
Ano: 2017
Páginas: 336
Editora: Valentina


"Porque a palavra gorda deixa as pessoas constrangidas. Mas, quando alguém me vê, a primeira coisa que nota é o meu corpo. E o meu corpo é de uma gorda. Por exemplo, eu posso notar que algumas garotas têm peitos grandes, cabelos oleosos ou joelhos ossudos. São coisas que é permitido dizer sem rodeios. Mas a palavra gorda, que é a que melhor me descreve, deixas as pessoas desconfortáveis."



#Opinião: O livro me encantou do início ao fim e que grande mensagem motivadora ele nos passa. Willowdean é uma adolescente que enfrenta aqueles dilemas que qualquer jovem de sua idade passa, entretanto ela é gorda. Como a personagem diz, não há nenhum problema com a palavra gorda, pois é isso que ela é. Acontece que as pessoas acreditam que por ser gorda, perde-se muita coisa boa na vida. 

 A cidade gira ao redor de um concurso de beleza e para provar que nem só de magras e esbeltas se vive no mundo, Willowdean quebra as barreiras e se inscreve no concurso. Com a sua determinação, ela se torna exemplo e leva outras meninas que não se encaixam nos esteriótipos de misses, a também se inscreverem. 

 Entre todo rebuliço que isso causa, a jovem precisa aprender a lidar com a perda de um ente querido, com trabalho, com viver o primeiro amor, com uma briga feia com a melhor amiga. Precisa aprender a se relacionar com a mãe, o que não é uma tarefa fácil e precisa lutar contra a sua própria mente para vencer as barreiras impostas pela sociedade. 

 Um história que nos faz querer ser quem somos e que nos mostra que não são gorduras, uma perna mais curta que a outra ou um dente fora do lugar certo, que determinam o que vamos ser e fazer com a nossa vida. A nossa capacidade está por dentro e não por fora. E mesmo que muitas pessoas sejam ignorantes o bastante para não entender isso, há aquelas que enxergam o nosso valor, até mesmo quando nós deixamos de ver. 

 Se eu recomendo essa leitura? Mil vezes! A autora soube nos tocar e passar a mensagem bonita, através de uma história leve e com personagens cativantes. A leitura corre sem nem notarmos e quando vemos, já acabou. 
"Há algo no biquíni que faz com que as mulheres achem que precisam conquistar o direito de usá-lo. E isso é um absurdo. Na verdade, o critério é muito simples: você tem um corpo, não tem? Então veste um e manda ver!"




0 Comentarios

Follow Me On Instagram